domingo, 7 de junho de 2020

A ORAÇÃO DO JUSTO

150

A ORAÇÃO DO JUSTO

A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.

Tiago (5:16).

Considerando as ondas do desejo, em sua força vital, todo impulso e todo anseio constituem também orações que partem da Natureza.

O verme que se arrasta com dificuldade, no fundo está rogando recursos de locomoção mais fácil.

A loba, cariciando o filhote, no imo do ser permanece implorando lições de amor que lhe modifiquem a expressão selvagem.

O homem primitivo, adorando o trovão, nos recessos d’alma pede explicações da Divindade, de maneira a educar os impulsos de fé.

Todas as necessidades do mundo, traduzidas no esforço dos seres viventes, valem por súplicas das criaturas ao Criador e Pai.

Por isso mesmo, se o desejo do homem bom é uma prece, o propósito do homem mau ou desequilibrado é também uma rogativa.

Ainda aqui, porém, temos a lei da densidade específica.

Atira uma pedra ao vizinho e o projétil será imediatamente atraído para baixo.

Deixa cair algumas gotas de perfume sobre a fronte de teu irmão e o aroma se espalhará na atmosfera.

Liberta uma serpente e ela procurará uma toca.

Solta uma andorinha e ela buscará a altura.

Minerais, vegetais, animais e almas humanas estão pedindo habitualmente, e a Providência Divina, através da natureza, vive sempre respondendo.

Há processos de solução demorada e respostas que levam séculos para descerem dos Céus à Terra.

Mas de todas as orações que se elevam para o Alto, o Apóstolo destaca a do homem justo como sendo revestida de intenso poder.

É que a consciência reta, no ajustamento à Lei, já conquistou amizades e intercessões numerosas.

Quem ajunta amigos, amontoa amor. Quem amontoa amor, acumula poder.

Aprende, assim, a agir com justiça e bondade e teus rogos subirão sem entraves, amparados pelos veículos da simpatia e da gratidão, porque o justo, em verdade, onde estiver, é sempre um cooperador de Deus.

NOSSA REFLEXÃO

Esta mensagem do Espírito Emmanuel nos faz lembrar que todo desejo é uma prece, um pedido, seja visando o bem ou o mal. Ocorre que, em geral, a natureza responde não muito tardia. Vide a manipulação do meio ambiente de modo não sustentável. Enganam-se aqueles que não acreditam que estão em permanente contato (“sem orar”) com o seu Criador que responde das formas mais diferentes possíveis, de acordo com o emissor.

Pensando na eficácia da prece (dita conscientemente ), lembramos que Jesus Cristo quando foi interpelado pelos seus Discípulos sobre o que ocorrera com a figueira que Ele tinha amaldiçoado, respondeu-lhe, entre coisas, que: “Seja o que for que peçais na prece, crede que o obtereis e concedido vos será o que pedirdes” (MARCOS, 11:24). É bem verdade que há necessidades que não são boas para nós e se estamos pedindo diretamente para Deus, ele nos responde, sim, mas com energias para passar o momento, com ideias que possibilitam que nós nos desenvolvamos no sentido de resolver o problema vivido[i].

Emmanuel nos faz pensar no poder da oração na forma de uma prática no bem. Ele nos faz ciente disso, quando nos informa: “bem que praticares, em qualquer lugar, é teu advogado em toda parte[ii]. Nesta mensagem, que ora refletimos, ele explica o significado dessa afirmação, quando nos faz lembrar que quando praticamos o bem, orações de agradecimentos são levantadas aos Céus em nosso favor. Devemos lembrar que até o Espírito mais cruel, quando é beneficiado por alguém, passa a protegê-lo dos seus afins.

Que sejamos sempre justos, pois toda ação justa é credencial para um contato mais íntimo com o Pai.

Que não nos esqueçamos disso e que ajamos espontaneamente sem esperar a troca, pois ela é também espontânea.

Que Deus nos ajude.

Domício.


[i] Vide O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XXVII (Pedi e obtereis – Eficácia da prece), Item 6.
[ii] In: Palavras de Emmanuel, Cap. XVIII, Fé – Esperança – Caridade (FEB).

4 comentários:

  1. Retorno a essa postagem na forma de um comentário, sugerindo que visitem outra postagem desse blog, intitulada "Em nossa marcha", seguindo o link https://fontevivaemmanuel.blogspot.com/2019/03/em-nossa-marcha.html

    Ou então, busque preenchendo no campo situado no canto superior esquerdo dessa página, digitando o título da mensagem acima sugerida.

    Cuidem-se, ficando em casa o quanto possível, e quando sair, tomem todas as precauções sanitárias para não contaminarem e nem ser contaminados. Usem a máscara e levem consigo o álcool gel.
    Bom domingo.

    ResponderExcluir
  2. Nos momentos de dores ou aflições,
    Sentimos pesar nos ombros
    Um fardo conforme nossas antigas ações.

    No entanto, ao ajudar o próximo
    A sair de seus escombros,
    O peso do fardo fica abaixo de seu máximo.
    L. Angel 11/03/2019

    Mateus (11: 28 a 30)

    ResponderExcluir
  3. Gratidão! Está explicada a lei de atração! Abraços!

    ResponderExcluir