domingo, 7 de julho de 2019

SOIS A LUZ


105
SOIS A LUZ
Vós sois a luz do mundo.
Jesus (Mateus, 5:14).
Quando o Cristo designou os seus discípulos, como sendo a luz do mundo, assinalou-lhes tremenda responsabilidade na Terra.
A missão da luz é clarear caminhos, varrer sombras e salvar vidas, missão essa que se desenvolve, invariavelmente, à custa do combustível que lhe serve de base.
A chama da candeia gasta o óleo do pavio.
A iluminação elétrica consome a força da usina.
E a claridade, seja do Sol ou do candelabro, é sempre mensagem de segurança e discernimento, reconforto e alegria, tranquilizando aqueles em torno dos quais resplandece.
Se nos compenetramos, pois, da lição do Cristo, interessados em acompanhá-lo, é indispensável a nossa disposição de doar as nossas forças na atividade incessante do bem, para que a Boa-Nova brilhe na senda de redenção para todos.
Cristão sem espírito de sacrifício é lâmpada morta no santuário do Evangelho.
Busquemos o Senhor, oferecendo aos outros o melhor de nós mesmos.
Sigamo-lo, auxiliando indistintamente.
Não nos detenhamos em conflitos ou perquirições sem proveito.
"Vós sois a luz do mundo" – exortou-nos o Mestre –, e a luz não argumenta, mas sim esclarece e socorre, ajuda e ilumina.
NOSSA REFLEXÃO
Iluminar o mundo, pelas claridades evangélicas, como nos diz Emmanuel, nesta mensagem, é a maior responsabilidade dada a todo aquele ou aquela que se dispõe a seguir o Mestre, com vista a sua própria iluminação.
Temos um combustível mínimo para começar esse serviço. Fomos criados simples e ignorantes, mas fadados a pureza espiritual[1]. À medida que gastamos nosso combustível, traduzido em nossa boa vontade de aprender e na alegria de transmitir esse aprendizado aos nossos semelhantes, sem espírito de vanglória, nós recebemos mais combustível, pois, moralmente, quem tem recebe mais[2]. A moral equilibrada é a única riqueza que aumenta quando é distribuída.
É verdade que essa alegria é precedida, muitas vezes, pela tristeza da incompreensão, da ingratidão, como também pela renúncia de bens materiais e sociais[3].
Que tenhamos fé na vida futura, pois descemos, novamente, a esse vale de lágrimas, chamado Terra, para voltarmos ao Pai, como nos fala a Parábola do Filho Pródigo. Como foi alegre a volta daquele filho... Tanto para ele, como para o seu Pai.
Que a alegria seja uma constante em nossas vidas, apesar das dificuldades e mazelas que poderemos ainda passar até voltar ao Reino de Deus.
Que Deus, o Mestre Jesus, nosso Anjo Guardião e amigos espirituais nos ajudem.
Domício.


[1] “Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, isto é, sem saber. A cada um deu determinada missão, com o fim de esclarecê-los e de os fazer chegar progressivamente à perfeição, pelo conhecimento da verdade, para aproximá-los de si. Nesta perfeição é que eles encontram a pura e eterna felicidade. Passando pelas provas que Deus lhes impõe é que os Espíritos adquirem aquele conhecimento. Uns aceitam submissos essas provas e chegam mais depressa à meta que lhes foi assinada. Outros, só a suportam murmurando e, pela falta em que desse modo incorrem, permanecem afastados da perfeição e da prometida felicidade”. Respostas dos Espíritos Superiores à questão de nº 115, feita por Allan Kardec e grafada no O Livro dos Espíritos.
[2] “Pois àquele que tem lhe será dado, e terá com abundância; mas àquele que não tem até o que tem será tirado dele (Mateus, 13: 12) (O Novo Testamento – Haroldo Dutra Dias (FEB)). Vide explicação desse versículo, por Allan Kardec, no Item 15 do Cap. XVIII de O Evangelho Segundo o Espiritismo.
[3] Vide o que Emmanuel nos fala sobre isso na mensagem “Alegria Cristã”, parte do livro “Caminho,Verdade e Vida” (Psicografado por Chico Xavier).

4 comentários:

  1. Bom Dia,
    Que O CRIADOR independente de qualquer altos e baixos, o aumente por estas informações, esse Livro o conheci melhor este ano e creio ser como um manual de instrução para nós encarnados aqui na Terra... Gratidão hoje e sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Everaldo, pelo comentário. De, fato, este livro nos aponta claridade sob muitos aspectos que estão ocultos sob a sabedoria de Jesus e seus discípulos primeiros.
      Muita paz, saúde e alegrias.

      Excluir
  2. GRATIDÃO. Gratidão pelos esclarecimentos.
    que Deus te ilumine sempre.

    ResponderExcluir