domingo, 14 de outubro de 2018

FIRMEZA E CONSTÂNCIA


69
FIRMEZA E CONSTÂNCIA
Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
Paulo (I CORÍNTIOS, 15:58).
Muita gente acredita que abraçar a fé será confiar-se ao êxtase improdutivo. A pretexto de garantir a iluminação da alma, muitos corações fogem à luta, trancando-se entre as quatro paredes do santuário doméstico, entre vigílias de adoração e pensamentos profundos acerca dos mistérios divinos, esquecendo-se de que todo o conjunto da vida é Criação Universal de Deus.
Fé representa visão.
Visão, é conhecimento e capacidade de auxiliar.
Quem penetrou a "terra espiritual da verdade", encontrou o trabalho por graça maior.
O Senhor e os discípulos não viveram apenas na contemplação.
Oravam, sim, porque ninguém pode sustentar-se sem o banho interior de silêncio, restaurando as próprias forças nas correntes superiores de energia sublime que fluem dos Mananciais Celestes.
A prece e a reflexão constituem o lubrificante sutil em nossa máquina de experiências cotidianas.
Importa reconhecer, porém, que o Mestre e os aprendizes lutaram, serviram e sofreram na lavoura ativa do bem e que o Evangelho estabelece incessante trabalho para quantos lhe esposam os princípios salvadores.
Aceitar o Cristianismo é renovar-se para as Alturas e só o clima do serviço consegue reestruturar o espírito e santificar-lhe o destino.
Paulo de Tarso, invariavelmente peremptório nas advertências e avisos, escrevendo aos coríntios, encareceu a necessidade de nossa firmeza e constância nas tarefas de elevação, para que sejamos abundantes em ações nobres com o Senhor.
Agir ajudando, criar alegria, concórdia e esperanças, abrir novos horizontes ao conhecimento superior e melhorar a vida, onde estivermos, é o apostolado de quantos se devotaram à Boa-Nova.
Procuremos as águas vivas da prece para lenir o coração, mas não nos esqueçamos de acionar os nossos sentimentos, raciocínios e braços, no progresso e aperfeiçoamento de nós mesmos, de todos e de tudo, compreendendo que Jesus reclama obreiros diligentes para a edificação de seu Reino em toda a Terra.
NOSSA REFLEXÃO
Nesta mensagem de Emmanuel, que se reporta à Paulo, numa Carta aos coríntios, traz um banho de energia a todos e todas que estão engajados(as), de modo coletivo ou “individual” (nunca estamos sozinho). Ela nos reporta, também, à outra mensagem, do Espírito Hilário Silva, psicografada por Chico Xavier e publicada no livro “O Espírito da Verdade”[1] (FEB), referindo-se a labuta incansável, mas sofrida, de A. Kardec, em que ele recebe uma carta de uma pessoa que quase se suicidava se não encontrasse O Livro dos Espíritos, próximo ao local onde iria cometer o suicídio. Foi um banho de renovação em nosso Codificador.
Quando Emmanuel encontrou-se pela primeira vez com Chico Xavier, foi logo anunciando centenas de obras psicografadas e informando ao médium que ele precisaria tão somente de muita disciplina.
Tudo isto nos faz entender que nenhum trabalho no bem se constitui apenas em prazer (em verdade, tudo que nos faz bem nos dá prazer), pois há os percalços que se constituem em momentos de aprendizagens, de exercício da fé e da perseverança.
Contudo, temos sempre, nos trabalhos de estudos, reflexão e caridade, a companhia de amigos superiores a nós, no plano espiritual, que velam pelo nosso sucesso, nos inspirando, nos dando energias que servem como bálsamo na hora do desânimo e da vacilação da fé[2].
Que sejamos, assim, firmes e constantes nos propósitos do bem.
Que Deus, o Cristo e nossos mentores espirituais nos ajudem.
Domício.



[1][1] Vide nossa reflexão sobre essa mensagem no nosso blog O Espírito da Verdade.
[2] Vide, sobre isso, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XXV, Item 2.

2 comentários:

  1. Obrigado meu irmão Domício pelo banho de renovação de energias. Saúde e Paz! Prof. Wanderley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Prof. Wanderley!!
      Que bom sente-se renovado. Isto me renova, também, e me estimula a continuar este trabalho, que agora se encontra em outro blog relacionado ao livro Pão Nosso, também de Emmanuel.
      Vide link nesta página, na coluna à direita. Além dele tem os blogs dos livros Caminho, Verdade e Vida e Espírito da Verdade, já encerrados, também como este do Fonte Viva.
      Muita paz, saúde e alegrias""

      Excluir