domingo, 5 de janeiro de 2020

NÃO REJEITES A CONFIANÇA


128
NÃO REJEITES A CONFIANÇA
Não rejeiteis; pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão.
Paulo (HEBREUS, 10:35).
Não lances fora a confiança que te alimenta o coração.
Muitas vezes, o progresso aparente dos ímpios desencoraja o fervor das almas tíbias.
A virtude vacilante recua ante o vício que parece vitorioso.
Confrange-se o crente frágil, perante o malfeitor que se destaca, aureolado de louros.
Todavia, se aceitamos Jesus por nosso Divino Mestre, é preciso receber o mundo por nosso educandário.
E a escola nos revela que a romagem carnal é simples estágio do espírito no campo imenso da vida.
Todos os séculos tiveram soberanos dominadores.
Muitos se erigiram em pedestais de ouro e poder, ao preço do sangue e das lágrimas dos seus contemporâneos.
Muitos ganharam batalhas de ódio.
Outros monopolizaram o pão.
Alguns comandaram a vida política.
Outros adquiriram o temor popular.
Entretanto, passaram todos... Por prêmio terrestre às laboriosas empresas a que se consagraram, receberam apenas o sepulcro faustoso em que sobressaem na casa fria da morte.
Não rejeites a fé porque a passagem educativa pela Terra te imponha à visão aflitivos quadros no jogo das convenções humanas.
Lembra-te da imortalidade – nossa divina herança!
Por onde fores, conduze tua alma como fonte preciosa de compreensão e serviço! Onde estiveres, sê generoso, otimista e diligente no bem!
A carne é apenas tua veste.
Luta e aprimora-te, trabalha e realiza com o Cristo, e aguarda, confiante, o futuro, na certeza de que a vida de hoje te espera, sempre justiceira, amanhã.
NOSSA REFLEXÃO
O que podemos ser sem confiança no futuro? Sem fé na Justiça de Deus?
Tudo que nos faz sofrer ou esperar (pois quem não tem paciência, sofre) constitui, fazendo uma analogia com a academia de musculação, pesos, bateria de exercícios, para nos tornarmos moralmente fortes. O sucesso do exercício é a satisfação de ter alcançado o objetivo almejado, que no caso do progresso moral é a felicidade de ter se tornado melhor, mas leve, mais resoluto em todos os projetos seguintes, visando uma distância cada vez menor do Mestre Jesus e de Deus.
Como Emmanuel nos faz refletir, o sucesso dos outros, particularmente dos maus, não deve servir de comparação com os nossos sucessos diminutos ou mesmo fracassos. Devemos ter em mente que o mal é temporário e o bem é eterno. Como somos eternos...
O Espiritismo nos ensina, conforme os ensinos dos Espíritos Superiores, coordenados pelo Espírito de Verdade (Jesus)[1], que temos a fé humana e a fé divina. A primeira impulsiona o homem a resolver seus problemas presentes, tornando a vida mais saudável, confortável e segura. Um Espírito Protetor[2], nos faz pensar, se reportando aos milagres do Cristo, “[...] o que pode o homem, quando tem fé, isto é, a vontade de querer e a certeza de que essa vontade pode obter satisfação”. E a segunda traduz a confiança nas Leis de Deus e o impulsiona à sua semelhança com Ele, que lhe tornará repleto de felicidade celestial. Ainda conforme Um Espírito Protetor, nessa instrução,

O homem de bem que, crente em seu futuro celeste, deseja encher de belas e nobres ações a sua existência, haure na sua fé, na certeza da felicidade que o espera, a força necessária, e ainda aí se operam milagres de caridade, de devotamento e de abnegação.

Desse modo, tenhamos confiança na nossa evolução, por mais que a nossa humanidade ainda apresenta quadros tenebrosos de injustiças, crueldades e opressão do superior sobre inferior, sendo firmes na luta contra tudo isso, sem violência, esclarecendo e colaborando, quando possível, contra a miséria, contra as doenças mal tratadas e muitas vezes provocadas pela omissão do poder público, entre tantas frentes de luta pela igualdade social.
Acreditemos em nós, cada vez melhor, e num futuro mundo feliz.
Que Deus nos ajude.
Domício.


[1] Vide Cap.VI (O Cristo Consolador) de O Evangelho Segundo o Espiritismo.
[2] Um Espírito Protetor em O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap.XIX, Instruções dos Espíritos, Item 12 (grifos do autor espiritual).

Um comentário:

  1. De etapa em etapa,
    Seguimos a passos largos ou diminutos,
    Livrando-nos de certas capas,
    Como alguém muito resoluto.
    L. Angel 22/02/2019

    ResponderExcluir